domingo, 8 de março de 2009

"Desisto", Philippe Claudel

Este é um pequeno livro que se devora de uma só vez. Uma história dura, quase cruel mas que deixa uma mensagem de força e de esperança. Ao longo deste livro vamos seguindo os passos do protagonista, um psicólogo que trabalha num hospital onde tem a missão de dar aos familiares das vítimas a mais dura notícia: a das suas mortes. E como se isso não fosse suficiente, cabe-lhes também - ao narrador e ao seu colega - a função de convencer os familiares dos falecidos a doarem os seus órgãos para que outras pessoas possam viver. Assim atribuem a eles mesmos o cognome de hienas que observam as suas presas e escolhem o melhor momento para atacar.
O facto de ter ficado recentemente viúvo e a existência de uma filha com apenas vinte e um meses produzirão neste homem uma transformação no seu modo de olhar a realidade, impedindo-o de continuar a ver a banalidade da morte e alargando o seu desespero pessoal ao descalabro do mundo.
É no fundo a história de um homem que procura algo de bom a que se agarrar mas que à volta apenas encontra guerras, mortas e um mundo frio e cinzento.
Será que a mão pequena da sua filha terá força suficiente para o agarrar à vida?...

Sem comentários:

Arquivo do blogue